A Infância é a fase mais importante do ser humano. Nela aprendemos tudo sobre nós e sobre o mundo. É nessa fase que são construídas nossas crenças, sejam elas limitantes ou fortalecedoras! 👇🏼
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Como foi a sua infância? Quais experiências você vivenciou e que te traz o padrão comportamental da sua vida adulta? São padrões seus ou dos seus pais? -
Você já parou para pensar na seguinte pergunta: Como as Crianças Aprendem?
Esta é uma questão muito complexa considerando que cada ser humano é único e que podemos aprender de diversas formas.
Quando observamos uma criança fazendo algo que achávamos que ela não seria capaz de fazer começamos a pensar:
Como ela aprendeu isso?Onde ela aprendeu isso?Com quem ela aprendeu isso?
É impressionante ver o quanto as crianças conseguem aprender em um espaço curto de tempo. Pare para pensar: Quanto seu filho aprendeu logo após o nascimento?
Logo nos primeiros anos de vida do bebê ele começa a se deparar com um mundo cheio de cores, sons, luzes, sabores e muito mais. O bebê já começa a aprender com suas vivências e percepções de um novo mundo que está começando a descobrir. Neste momento de vida, o educador (pai, mãe, familiares, professores, etc.) tem um papel fundamental no desenvolvimento deste bebê, ajudando-o com os estímulos e orientações para que ele possa explorar os espaços, sentir novas emoções, permitir a criança tocar, saborear, sentir e olhar tudo a seu redor. É necessário pararmos para pensar como as crianças aprendem o quanto antes, estudamos para tanta coisa em nossa vida, será que não devemos estudar também e aprender um pouco mais sobre este tema tão importante?
Aprendi e gosto de dizer que é o logo após o nascimento da criança que devemos PERMITIR.
- Permitir Explorar;
- Permitir Errar;
- Permitir Aprender;
- Permitir Escolher;
- Permitir Mudar de Escolha;
- Permitir Mudar de Escolha Novamente;
- Permitir Expressar;
- Permitir Bagunças;
- Permitir Ter Privacidade;
- Permitir Ter Dificuldades;
- Permitir Ser Diferente;
- Permitir Ter Orgulho;
- Permitir Abdicar;
- Permitir Relacionar-se;
- Permitir Sonhar;
- Permitir Arriscar;
- Permitir Tentar;
- Permitir Cair e Levantar;
- Permitir Conquistar.
Você também já deve ter escutado:
As crianças são esponjinhas, absorvem tudo!
O processo de aprendizagem das crianças acontece o tempo todo, através de suas vivências cotidianas. Os pais e outros educadores tem papel importante neste processo, eles são modelos para as crianças. Lembre-se, o processo de aprendizagem muda a cada dia, afinal o ser humano está sempre aprendendo e este mundo cheio de tecnologias está fazendo essa roda girar de forma exponencial.
Agora pense e responda algumas perguntas:
- Quão frequentemente você teve clareza do MOTIVO de estar estudando um assunto?
- Quão frequentemente você teve o medo como ÚNICO motivo para aprender algo?
- Quão frequentemente você teve a permissão de ESCOLHER o que queria aprender?
- Quão frequentemente você participou APENAS de forma passiva/receptiva do processo de aprendizagem?
- Quão frequentemente você DECOROU algo só pra prova e alguns dias (ou horas) depois já esqueceu?
É muito louco quando paramos para pensar nas questões acima, e toda vez que paro para pensar eu me pergunto: Será que estou permitindo que minhas filhas tenham experiências e sejam protagonistas de suas vidas?
Quando as crianças estão no processo de aprendizagem, nós educadores deveríamos incentiva-las a começarem pelo Por que? Nós devemos identificar o por quê das coisas e não fazer simplesmente por fazer.
A maioria dos pais cobra notas boas e não a aprendizagem.
A Educação Aprendedora é fantástica pois aprendemos a aprender. Como diz Abraham Lincoln:
Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis horas afiando o meu machado.
Os 4E’s da Aprendizagem
O processo de aprendizagem pode ser de 4 formas.
- Teoria x Receptivo (Passivo): O educador lhe ensina a teoria e você de forma passiva recebe essa informação.
- Teoria x Descoberta (Proativo): De forma proativa você lê um livro, estuda descobrindo algo, é a motivação, é você que está em busca da informação.
- Prática x Receptivo (Passivo): Você vê alguém fazendo algo na prática e aprende modelando aquela pessoa, ou seja, modela o exemplo.
- Prática x Descoberta (Proativo): É viver, é fazer. As crianças vivem o que elas vivenciam.
Ensino é uma forma de como as crianças aprendem
O educador lhe ensina a teoria e você de forma passiva recebe essa informação.
Aprender via Ensino pode ser massa dependendo de quem está ensinando, mas não pode ser a única forma de aprendizagem.
É importante que os pais saibam que:
Escola é diferente de Educação (Educação é responsabilidade dos pais).
Ensinar é vender uma ideia. No caso da escola, o professor vende as ideias para os alunos.
Os 4B’s do Ensino Significativo
- Boas histórias ou personagens: É necessário ter repertório para ensinar, desta forma, você será capaz de ter boas histórias e criar vários personagens.
- Bom humor: Para ensinar é necessário ter bom humor!
- Bons exemplos ou cases: Aqui também está relacionado com repertório, nós educadores temos de ter um repertório vasto para transformar a aprendizagem através do ensino uma experiência agradável e interessante.
- Boas analogias ou metáforas: Para facilitar o entendimento é importante fazer analogias e utilizar e criar metáforas.
Estudo
- Estudo é sinônimo de leitura. É aprender sozinho de forma teórica.
- Ser autodidata é ser protagonista/motorista do seu caminho de aprendizagem. Você tem que ser bom em aprender e cada um tem a sua forma de aprender.
- Comece buscando um conhecimento superficial para você não desistir, desta forma, você cria âncoras para aprender mais e melhor.
- Ser autodidata é necessário ter liberdade para escolher o que estudar.
- Aprender a aprender, este é o desafio quando falamos em Estudo.
Exemplo
Você é o exemplo! Sempre que você estiver fazendo alguma coisa, pode ter certeza que terá alguém vendo e seguindo o seu exemplo.
Lembre-se que as crianças aprendem o que vivenciam.
- Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
- Se convivem com a hostilidade, aprendem as brigas.
- Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
- Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
- Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
- Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
- Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
- Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
- Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
- Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
- Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
- Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
- Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
- Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
- Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
- Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
- Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
- Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam.
- Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.
As crianças se espelham na gente.
- Como é que você pode querer que o seu filho não se torne um “ciberviciado” se você mesmo não desgruda de um Facebook?
- Como é que você quer que seu filho se torne um leitor aficionado se ele nunca vê o pai ou a mãe lendo um livro?
Existe muita dissonância entre o que a gente fala e o que a gente faz, né? Alguns exemplos interessantes:
- “Não grite comigo…” Educador gritando para educar a não gritar.
- “Vai apanhar para aprender a não bater nos colegas” Educador agredindo para educar a não agredir.
Experiência
- Não existe aprendizagem via experiência sem erro.
- É com o erro que estão as maiores aprendizagens.
- Para aprender por experiência, tem que ter permissão de explorar.
- É pela experiência que a criança realmente aprende.
Com os problemas conseguimos aprender muito, principalmente quando estamos focados em tentar resolve-los. Quando a criança tiver um problema, incentive ela a resolve-lo seguindo os passos abaixo:
- Sentir o problema;
- Analisar o problema;
- Propor alternativas para resolver o problema;
- Experimentar novas possibilidades para resolver o problema, não existe somente uma forma para resolve-lo;
- Agir com a solução, ou seja, coloque quem ação as possibilidades encontradas.
- Cabe ao professor não expor o conhecimento que ele já têm, mas despertar o interesse do aluno conduzindo o aprendizado por meio da experiência dele.
- A educação escolar é mais do que uma preparação para vida, é a própria vida